sexta-feira, 27 de setembro de 2013

"Tapa no Robin": conheça o quadrinho que deu origem ao meme!

Batman Batendo em Robin
Com certeza você já deve ter visto alguma variação da imagem acima, onde um Homem-Morcego de aparência vintage aplica uma tremenda raquetada na cara do Robin. Este quadrinho circula já há algum tempo como meme, e vem servindo como uma divertida forma de dar broncas nas redes sociais. 


Como todo bom fã de comics, sempre me questionei a respeito do contexto original desta imagem. Afinal, o que o Menino-Prodígio poderia ter feito para ser merecedor de um tapa tão bem servido?

Confesso que por muito tempo essa questão ficou em meu subconsciente, vindo à tona por breves momentos quando via alguma variação deste meme no Facebook. 

Agora, pausa para a história. Dias atrás, um amigo me presenteou com uma velha revista em quadrinhos da extinta editora EBAL. O gibi estava praticamente em frangalhos, papel amarelado, grampos enferrujados e muitos buracos feitos por traças: tratava-se do número 1 da revista "Superman", de 1980.

Era um gibi grandão, impresso em preto e branco e que mais parecia um almanaque repleto de republicações. Aliás, o fato de ser um "número um" não queria dizer muita coisa, já que a EBAL era conhecida por zerar periodicamente as numerações de suas revistas. 

Folheei com reverência as páginas já carcomidas pelo tempo, e me diverti com a ingenuidade das aventuras, que quase sempre beiravam (ou até mesmo superavam) os limites do absurdo. Foi assim, rindo e me deliciando com aquela velharia, que esbarrei com o quadrinho que reproduzo abaixo:
Fiquei até sem fôlego: eu havia achado o quadrinho que havia inspirado o meme. O contexto? Bem, tratava-se de uma história passada em uma "realidade alternativa", na qual o médico Thomas Wayne (pai do garoto que viria a ser o Batman) teria criado um soro capaz de atuar sobre a fisiologia do então Superboy, curando-o dos efeitos causados pela letal kryptonita. 

Acontece que o médico é assassinado por uma figura vestida de azul e vermelho, e as suspeitas do jovem Bruce recaem (lógico, né) sobre Superboy. Os dois rapazes crescem e se tornam super-heróis, mas aqui a motivação que transforma Bruce Wayne em Batman é unicamente o desejo de vingança. 

Tomado pelo ódio, Batman se aproxima de um incauto Superman e acaba por conseguir sua confiança. O famoso "tapa na cara" acontece quando Robin descobre sobre a vendetta de seu mentor. Ele tenta convencer Batman a desistir de seus planos, mas além de levar uma tremenda mãozada nas ventas ainda tem suas lembranças sobre seu tempo com o Batman deletadas por uma conveniente máquina saída sabe-se lá de onde (provavelmente da MIB).
Dica: clique para ampliar
O fim da história? Como se trata de uma história muito antiga, nem vou me importar com os spoilers: Batman se alia a Lex Luthor para dar um fim no Superman. A inusitada dupla consegue subjugar o Homem de Aço, mas na última hora o morcegão descobre que seu pai teria sido morto pelo vilão careca. Como todo bom herói, Batman se redime sacrificando-se para salvar a vida do kryptoniano, que termina a história se perguntando como seria o mundo se as coisas tivessem um desfecho diferente.

Fiz uma pequena pesquisa na internet, e descobri que esta história foi publicada originalmente em 1965 no número 153 da revista World's Finest Comics sob o título The Clash of Cape and Cowl (algo como "O embate da Capa e do Capuz"). Os culpados? Edmond Hamilton roteirizou, sendo que os desenhos ficaram a cargo do lendário Curt Swan.

Observem também que o painel original foi invertido no meme. Esta inversão se deu certamente para mudar a ordem dos balões que formam o diálogo dos personagens.
O "espelhamento" da tirinha faz todo o sentido se considerarmos que, no meme, é Robin que fala algo estúpido, gerando uma reação violenta da parte do Morcegão!

Compartilhe e deixe um nerd contente!  
comments powered by Disqus